PARTILHAR COM AMIGOS:

O Access Bank Mozambique faz parte do GrupoAccess Bank Plc, um banco comercial multinacional com sede na Nigéria.

Está presente em 3 continentes, 14 países e serve actualmente mais de 45 milhões de clientes. Emprega mais de 28 mil colaboradores nas suas operações na Nigéria, África Subsariana e no Reino Unido.

Em Moçambique prossegue a sua estratégia de expansão oferecendo soluções financeiras inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento do país.

 

A nossa história

O Access Bank Plc iniciou a sua actividade como um banco nigeriano pequeno e, hoje, é uma instituição financeira africana de classe mundial.

Anúncios

O Access Bank Mozambique SA. faz parte do Grupo Access Bank Plc, um banco comercial multinacional com sede na Nigéria.

Originalmente um banco corporativo, a organização adquiriu plataformas bancárias pessoais/ negócios do Banco Comercial Internacional da Nigéria, em 2012, e é actualmente um dos cinco maiores bancos da Nigéria em termos de activos, empréstimos, depósitos e rede de agências.

 

Com a fusão do grupo ao Diamond Bank, o Access revelou o seu novo logótipo, sinalizando o início de uma nova entidade bancária alargada, tornando-se assim o maior banco em África.

Como parte da sua estratégia de crescimento contínuo, o Access Bank está focado na integração de práticas comerciais sustentáveis nas suas operações. O Banco esforça-se para proporcionar um crescimento económico sustentável que seja lucrativo, ambientalmente responsável e socialmente relevante.

 

A mudança

Em março de 2002, o Conselho de Administração nomeou Aigboje Aig-Imoukhuede como Director-Gerente / CEO e Herbert Wigwe como Vice-director Gerente. O mandato era claro: reposicionar o banco como uma das principais instituições financeiras da Nigéria, dentro de um período de cinco anos. Esta tarefa foi percebida por muitos como impossível, devido a realidade do Banco na época.

Simultaneamente, o Sr. Gbenga Oyebode, que trouxe uma experiência louvável e útil do conselho obtida de algumas das principais empresas da Nigéria, incluindo MTN Nigéria, Okomu Oil Palm Plc, também foi nomeado para o Conselho. A nova equipa de gestão criou posteriormente uma estratégia de transformação para o Access Bank, que resultou num afastamento de tudo o que caracterizava o Banco no passado e se tornou o roteiro para a conversão deste numa instituição financeira de classe mundial.

 

O foco era:

  • Montar uma equipa de gestão credível e de alto calibre;
  • Introduzir uma cultura de excelência baseada no profissionalismo e integridade;
  • Garantir o desenvolvimento do capital humano;
  • Ampliar a base de accionistas;
  • Introduzir procedimentos e processos sólidos para impulsionar as actividades diárias do banco;
  • Criar em todos os funcionários uma paixão pelo atendimento ao cliente;
  • Estabelecer uma estratégia de geração de passivos de baixo custo;
  • Expandir a rede de agências para cobrir todas as zonas de limpeza na Nigéria;
  • Criar uma marca de classe mundial.

O impacto da transformação foi reflectido no primeiro ano. O banco aumentou seu balanço em 100% e registrou um lucro impressionante de 1 bilhão de Nairas (sem impostos). O lucro antes dos impostos foi superior ao acumulado obtido nos 12 anos anteriores. Isso também marcou o início do que seria uma tendência de crescimento de três dígitos, o recorde de seis anos.

 

Em reconhecimento ao papel de uma estrutura de capital aprimorada, o banco iniciou um exercício de levantamento de capital em julho de 2007, o que foi um sucesso completo, registrando mais de 300% de subscrições em excesso. A oferta pública consistiu em uma colocação na RDA de venda livre de US $ 250 milhões, com excesso de subscrição de 700%. Hoje, o fundo de accionistas do banco ultrapassa 240 bilhões de Nairas, com uma base de accionistas expandida de mais de 1.000.000 de investidores nacionais e estrangeiros.

 

Construir um forte banco de retalho liderado digitalmente foi um pilar fundamental da ambiciosa estratégia de crescimento do Access Bank. Além de consolidar seus pontos fortes no banco corporativo, em 2018, viu a oportunidade de acelerar o seu plano de cinco anos com a fusão do Diamond Bank, o principal banco de Retalho da Nigéria, com 19 milhões de clientes, incluindo 10 milhões de clientes móveis, e uma forte reputação em análise de dados e inovação tecnológica.

 

O Access Bank está constantemente buscando maneiras de expandir a sua plataforma de serviços em todo o continente africano. Actualmente, o banco opera através de uma rede de cerca de 366 agências nas principais cidades e centros comerciais da Nigéria, Gâmbia, Serra Leoa, Zâmbia, Ruanda, República Democrática do Congo e actualmente em Moçambique.

 

Hoje, somos o maior banco da Nigéria e o banco africano a liderar em termos de base de clientes. Somos também um banco comercial de serviço completo, que opera através de uma rede de mais de 600 agências e pontos de atendimento, abrangendo três continentes, e 29 milhões de clientes.

 

Actualmente emprega 28.000 mil pessoas em suas operações na Nigéria, África Subsaariana e Reino Unido, com escritórios de representação na China, Líbano, Índia e Emirados Árabes Unidos.

 

Oportunidade de emprego no Access Bank Mozambique

O Access Bank Mozambique está a recrutar: (Clique no link abaixo para ver os requisitos e submeter a sua candidatura)

SE PROCURA MAIS VAGAS DE EMPREGO, CLIQUE AQUI

NOTA: PARA RECEBER ALERTAS DE VAGAS GRATUITAMENTE, BAIXE O APLICATIVO DO SITE SOVAGAS.CO.MZ CLICANDO AQUI

PARTILHAR COM AMIGOS:
Anúncios